Policiamento ostensivo funciona, e clássico na Ilha não registra incidentes
Uma semana depois das cenas de vandalismo, polícia consegue manter
tranquilidade no segundo Clássico das Multidões do ano, novamente na Ilha
Policiais em praticamente todas as esquinas, viaturas espalhadas em pontos estratégicos, escolta armada e até mesmo o uso de um helicóptero para monitoramento. Foi essa a estratégia da polícia para evitar qualquer incidente envolvendo torcidas organizadas, na noite desta quarta-feira, quando Sport e Santa Cruz se enfrentaram na Ilha do Retiro, pela primeira partida da semifinal da Copa do Nordeste, uma semana depois do clássico manchado por atos de vandalismo por parte das duas maiores uniformizadas de Sport e Santa Cruz, quinta-feira passada, também na Ilha, pelo Campeoanto Pernambucano.
Três horas antes do início da partida, o policiamento já ocupava pontos estratégicos, como a avenida Agamenon Magalhães e o terminal de metrô de Joana Bezerra, pontos centrais do Recife, por onde as torcidas costumam passar. No entanto, poucas ocorrências foram registradas. Um grupo de torcedores do Santa Cruz que se preparava para atirar pedras nos ônibus foi rapidamente apanhado pelos policiais.
Durante o jogo, a tranquilidade reinou dentro é fora dos estádios. Melhor para a comerciante Ana Clara, que pode vender lanches na saída do estádio.
- Não tive problemas com torcedores e acredito que está tranquilo. Geralmente tem confusão, mas hoje vou sossegado.
Após o apito final, o policiamento foi intensificado na saída do estádio. Oito viaturas e um micro-ônibus foram utilizados para escoltar a torcida do Santa Cruz até a rua Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Até lá, os torcedores só conseguiram xingar as equipes de reportagens que acompanhavam as escoltas.
O mesmo contigente de policiais seguiu a torcida do Sport, acompanhada até o terminal de ônibus do Cais de Santa Rita. Diferentemente do que ocorrera na semana passada, nenhuma briga entre os torcedores foi registrada no local, apesar de a maior uniformizada tricolor ter passado por lá. O policiamento marcou em cima.
Comentarios